Porto Bureau's profileAnaxandra Mortari's profile

APRE


APRE 
PROJETO DE BRANDING

Reforçamos a nossa convicção de que a olhar para a essência das marcas e entender suas potencialidades e desafios é transformador, neste case. A plataforma de marca desenvolvida para esse projeto é muito disruptiva se comparada à anterior e às demais associações do setor. Esse movimento era necessário para atingir os objetivos levantados pelo cliente e se refletiu em aprovação em unanimidade pelos diretores e associados. 
 
Desafios

A Associação das Empresas de Base Florestal representa indústrias que produzem madeira para construção civil, papel, molduras, além de matéria prima para móveis e diversos outros usos.

Ao iniciar o projeto de branding, buscamos entender quais eram as principais necessidades de comunicação da associação. Insights trazidos nas entrevistas feitas com os diretores das empresas que fazem parte da entidade e outros públicos que se relacionam com a marca. 

A necessidade de aproximar a economia de base florestal da sociedade no geral, ficou muito clara. O principal desafio do projeto era desconstruir mitos do setor, como a “derrubada de árvores”, setor pouco tecnológico e distante dos objetivos de ESG. 

Além disso, as pessoas têm dificuldade de perceber a sua dependência do setor florestal em todos os momentos do dia, como uso de papel higiênico, papel, móveis, entre outros.

​​​​​​​
Descobertas 

Muito mais do que romper as antigas barreiras, era preciso ir além e olhar para o futuro. A maior promessa da indústria das próximas décadas é a nanocelulose, proveniente de florestas plantadas.

Mais resistente que o Grafeno, muito flexível e com grande transparência já pode ser considerada um supermaterial. Figura entre os materiais com maior investimento da indústria da tecnologia, como as telas interativas utilizadas em celulares e tablets.

Para conseguir transmitir todo esse potencial era preciso desenvolver uma comunicação atrativa que fosse capaz de mostrar a relevância do setor para quem está fora dele. Uma indústria sólida e muito plural, que cuida do meio ambiente e das comunidades onde está inserida.
 
Solução 

A identidade visual vibrante compões com a verbal acessível e colocam a marca ao lado da sociedade para falar sobre inovação, novas tecnologias e assuntos técnicos de maneira simplificada.

O símbolo foi construído a partir de três pilares: crescimento, tecnologia e pessoas. O X reverbera para as demais camadas e a construção do todo reforça a visão plural da associação, em busca do melhor para todos os associados. Com uma forma semelhante a um chip, um símbolo consagrado de tecnologia, reforçamos os atributos buscados no reposicionamento. 

O gradiente traz dinamismo e, ao mesmo tempo, reforça o posicionamento de tecnologia, necessário para o reposicionamento do setor, além de remeter aos diversos tipos de indústria que compõem o setor. 

A palavra Apre passa a ser escrita em caixa baixa na marca, reafirmando a proximidade dos diversos públicos que interage, entre eles o acadêmico, governamental, associados e a sociedade. 

O uso do verde escuro na identidade confere solidez à comunicação e deixa clara a atuação relevante, com conquistas importantes para o segmento. O conjunto de tipografias utilizadas reforça o contraste entre inovação e tradição. 

A identidade verbal fala de forma simples e enfatiza o seu olhar corajoso, ativo, técnico e firme para liderar o setor e trazer informação para a sociedade. 

Curtiu? Deixa o like, segue a gente no instagram :)


Ano
2022 

Cliente 
APRE

Ficha técnica
Flávia Barros | Estratégia 
Rafael Zem | Identidade visual 
Isabel Lacerda | Identidade verbal, manifesto e tagline​
Anax.mo | Motion​​​​​​

APRE
Published:

APRE

Temos muito orgulho de fazer parte do momento de transformação da Associação das Empresas de Base Florestal, que tem mais de 50 anos de muita at Read More

Published: